Instituto Pensar - Mulher nos Espaços de Poder: Lídice e Tabata palestram no Congresso do PSB

Mulher nos Espaços de Poder: Lídice e Tabata palestram no Congresso do PSB


Lídice relembrou a longa trajetória percorrida pelas mulheres para conseguir a inclusão na política (Imagem: Reprodução/PSB Nacional)

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), palestrou no 2º Painel do IX Congresso Nacional de Mulheres, junto com a parlamentar socialista Tabata Amaral, sobre "A Importância da Mulher nos Espaços de Poder: a Violência Política de Gênero e as Eleições de 2022? no XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB.

Leia mais: "Estamos vivendo sob o pior governo que o país poderia ter?, diz Dora Pires

Lídice relembrou a longa trajetória percorrida pelas mulheres para conseguir a inclusão na política.

"Durante todo o período do regime militar fomos somente 13 mulheres ao longo de todos os anos. Como resultado do processo da luta contra a ditadura, em 1986, conseguimos fazer campanha e eleger 26 mulheres. Esse é um marco fundamental, porque representa um movimento de mulheres organizado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher?, contou a deputada.

Muitos direitos foram conquistados, mas Lídice defende mais cadeiras fixas para mulheres na política. No último ano, o Senado Federal aprovou o PL 1951/2021 que garante o mínimo de 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Distrital e nas Câmaras de Vereadores sejam preenchidas por mulheres.

O projeto também aprovou o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as candidaturas proporcionais femininas no Congresso.

"Os homens se relacionam com a elite econômica e nós não temos essa relação. Por isso o fundo eleitoral público é essencial para começarmos a ter velocidade maior na participação na política?, ressalta a deputada e afirma que ainda há um longo caminho a percorrer. "Precisamos pensar também na inclusão econômica feminina. A mulher é mais de 50% da população, e é a maioria dos pobres também. Precisamos debater políticas públicas que façam avançar a mulher no seu posicionamento econômico na sociedade, e não ficar apenas com esse discurso de empreendedorismo que, na realidade, são apenas atividades de informalidade para complementar renda?, explicou Lídice da Mata.

Além da baixa representatividade, na Câmara dos Deputados as mulheres representam apenas 15% da composição da Casa, as parlamentares precisam lidar cotidianamente com os mais diversos tipos de violência. "Recentemente um homem me perguntou qual era a coisa mais difícil que eu enfrentava, e eu falei: é o machismo. Veio tão natural pra mim essa resposta porque ser mulher é o que marca a minha trajetória desde o dia que eu decidi me candidatar?, relata a deputada Tabata Amaral.

Mulher na política

A jovem parlamentar, formada em astrofísica, sempre esteve presente em lugares que geralmente são ocupados por homens, mas disse que na política o fato de ser mulher fica presente em cada ato e em cada palavra. "Quando você se posiciona, parece que está dando autorização para alguém lhe ofender?, relata Tabata.

Além de ser confrontada e questionada diariamente, a parlamentar disse sofrer diversos ataques em suas redes sociais, inclusive ameaças de morte e de violência sexual. "O que é feito com as mulheres na política hoje é uma estratégia de silenciamento?, alerta a deputada.

Em 2021, foi sancionada a Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas. Foi um avanço, mas ainda muito tímido.

Ao finalizar seu discurso, Tabata ressaltou que é importante cada vez mais mulheres na política, mesmo com tantas controvérsias. "Porque a gente se reconhece na luta e tem um estudo que eu queria falar pra vocês, que pra mim é o mais inspirador, foi cientificamente provado que com mais mulheres eleitas, as meninas têm sonhos maiores, as meninas vão melhor na escola e ficam menos tempo em funções domésticas?, diz Tabata citando um estudo realizado na Índia. Resumindo, "mulheres inspiram outras mulheres?.

Para encerrar o IX Congresso Nacional de Mulheres, a Chapa "Mulheres de Luta ? Seguir Avançando?, foi reeleta por unanimidade para compor a Executiva Nacional do PSB.

Por Manuela Correa




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: